terça-feira, 6 de julho de 2010

14 Salário

Vítimas das chuvas em PE e AL vão receber 14° salário

Benefício é uma espécie de empréstimo que poderá ser pago em 24 vezes, sem juros e sem correção; anúncio foi feito, na manhã desta segunda-feira (5), pelo ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas

Em reunião no Palácio do Campo das Princesas, na manhã desta segunda-feira (5), o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, anunciou que vai pagar aos 110 mil pensionistas moradores das cidades atingidas pelas chuvas nos estados de Pernambuco e Alagoas um 14° salário. Sobre o dinheiro a ser liberado para os pensionistas, o ministro adiantou: “Esse é primeiro recurso que chega, para que os aposentados e pensionistas possam continuar a vida, pois as perdas foram muito grandes”, disse o ministro. Não é uma antecipação. É uma espécie de empréstimo no valor do benefício que cada um deles recebe. A folha de pagamento dessa antecipação vai ser rodada a partir do dia 15 de agosto. O aposentado ou pensionista vai ter de devolver o dinheiro recebido do Governo em até 24 parcelas, sem juros ou correção monetária.

O Diário Oficial da União publicou nesta segunda-feira (5) a medida provisória que simplifica o repasse de recursos da União a estados e municípios em situação de emergência, a exemplo do que ocorre atualmente com Alagoas e Pernambuco. O texto foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sexta-feira (2).

A reunião do Gabinete de Gestão de Crises também contou com a participação do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Rômulo Paes, do ministro Elói Ferreira, da Promoção da Igualdade Racial, além de presidentes e representantes dos bancos Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco Real e Itaú-Unibanco. Representantes das cidades atingidas também participaram do encontro.

O governador Eduardo Campos, junto com eles, quis definir ações que pudessem agilizar a resolução de problemas em cinco frentes: viabilização de financiamentos junto aos bancos, moradia, documentação para acesso a programas sociais, reestruturação de agências para pagamento de benefícios e apoio às áreas rurais.

“Passado o primeiro momento de acolher, de assistir, começa a reconstrução. E a reconstrução se dá em dois focos: as casas das pessoas que perderam as residências, começando com os terrenos que começamos a desapropriar. Já desapropriamos 600 hectares de terra, onde a água não chega mais. E a outra é a reconstrução econômica”, informou o governador.

Além do direito ao 14º salário, a reunião trouxe outra boa notícia para os pensionistas e aposentados. Em agosto, eles irão receber o 13º salário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário