domingo, 11 de julho de 2010

Em Barreiros: Quem é o meu próximo?









Quém é o meu próximo?
Essa pergunta feita a Jesus, cuja reflexão, a Igreja faz hoje na Celebração dominical parece ser escolhida para nós que estamos vivendo essa realidade dura e difícil, decorrente da catástrofe que nos abateu desde o dia 18 de junho.
A resposta de Jesus nos leva a entender que é a compaixão, sentimento de cumplicidade que nos faz chegar junto do outro, necessitado, e agilizar a assistência adequada.
Quem é o meu próximo?
Em nossa comunidade de Barreiros, o próximo são: homens, mulheres, crianças, desalojados, desabrigados, doentes, sem casas, comida...desesperados!!!!!
Quém é o meu próximo?
São os que perderam tudo: comercio, casas, quitandas, barracas
São os que vagam nas ruas a procura de comida, roupas, lençóis, abrigos
São os que foram obrigados a saírem para outras cidades, deixarem suas casas danificadas e ou destruídas e ou sujas de lamas afastando-se do convívio fraterno da vida em comunidade
São os que perderam a esperança e as forças para lutarem
São os que marcham na direção do seu próprio eu, se apegando ao que sobrou ( um saco com alguns pertences) como toda sua riqueza, esquecendo que Deus é maior que tudo
São os que acham que a natureza, a chuva, Deus realizou uma vingança contra nós
São os que são incapazes de sentir o sentimento alheio e nada fazem para consolar os tristes e encorajar os desanimados
São os que perderam tudo inclusive a Fé.

O bom samaritano!!!!!
Nessa figura, Jesus nos responde concretamente à pergunta quem é o meu próximo, nos fazendo entender o verdadeiro conceito que só quem ama poderá aprender:Vai e faze o mesmo!

Um comentário:

  1. As fotos são bastante perfeitas para este bonito texto e reflete a sua essência de entrada e de uma saida para a busca do seu proximo que está bem próximo

    ResponderExcluir