quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Jornal do Comércio 25/08/2010

» RELIGIÃO
Palmares dá adeus a dom Acácio Rodrigues Publicado em 25.08.2010
Bispo emérito do município morreu ontem aos 85 anos, vítima de infecção generalizada. Por causa da destruição na cidade, após a cheia de junho, ele será enterrado em Gameleira, a 35 quilômetrosUma das figuras mais conhecidas e admiradas do município de Palmares, na Mata Sul de Pernambuco, morreu ontem, no Recife. Dom Acácio Rodrigues, 85 anos, bispo emérito da cidade, estava internado desde o início de junho no Hospital Português e teve infecção generalizada. O sepultamento será hoje pela manhã, em Gameleira, a 35 quilômetros de Palmares. Antes, uma missa será celebrada, a partir das 9h, na quadra do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em Palmares. Ontem à noite, uma celebração recebeu o corpo na cidade, no mesmo local.
Dom Acácio começou a apresentar problemas mais sérios de saúde desde dezembro do ano passado. No dia 9 de junho, deu entrada no Hospital Português. O objetivo era ser submetido a uma cirurgia de amputação de um dos dedos do pé. O membro estava infeccionado, condição piorada por causa da diabete.
Ele passou pela operação, mas seu estado de saúde começou a apresentar complicações. Permaneceu consciente até o dia 14 de agosto, quando sofreu uma parada cardíaca e ficou com sequelas neurológicas.
“A infecção começou no pulmão e foi piorando, depois de tantos dias passados em um hospital. Teve insuficiência cardíaca, os rins pararam. Aí, ele não resistiu”, contou a sobrinha do religioso, a funcionária pública Thereza Alves.
A Diocese de Palmares foi criada em 1962 e dom Acácio foi o primeiro a assumir a liderança da região. Foi nomeado bispo no mesmo ano e permaneceu na função até 2000, quando se aposentou. Sua atuação no município, no entanto, continuou forte, tanto que passou a ser, desde então, bispo emérito de Palmares. Atualmente, quem está à frente da diocese é dom Genival Saraiva de França.
Quando a enxurrada do dia 18 de junho devastou Palmares, dom Acácio estava se recuperando da cirurgia no hospital. Os familiares tentaram esconder a tragédia na cidade, mas não foi possível. “Quando o assunto surgia na televisão, a gente diminuía o volume, tentava mudar de assunto, mas ele percebeu. Tanto que, sempre que chegava alguém da cidade para uma visita, ele perguntava como estavam os estragos em Palmares”, conta a sobrinha.
Por causa da destruição no município, dom Acácio não poderá ser sepultado na cidade, onde viveu maior parte de sua vida como padre. “Em Palmares, as igrejas que não foram atingidas pelas chuvas estão sendo usadas como abrigos. Então, encontramos a Igreja de Nossa Senhora da Penha, em Gameleira, onde estão as melhores condições para ele ficar, por enquanto”, explicou Thereza Alves.
O corpo de dom Acácio ficará em Gameleira por dois anos. Depois disso, será transferido para Palmares, onde deve ficar definitivamente. A família ainda não sabe para qual igreja o bispo emérito será transferido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário