sexta-feira, 2 de julho de 2010

Décimo Terceiro Salário

Servidores que moram nas cidades em calamidade sacam 13º hoje
Cerca de 5,5 mil servidores estaduais ativos e inativos que moram nas 12 cidades em situação de calamidade pública em função das chuvas há duas semanas já poderão sacar o 13º salário nesta sexta-feira.

O pagamento integral foi garantido pelo governador Eduardo Campos. A antecipação, sob o valor total de R$ 10 milhões oriundos do orçamento da Secretaria de Administração, tem como objetivo ajudar as famílias que perderam tudo nas cheias e enchentes ou que estão em condição financeira precária. Em média, cada beneficiado deverá receber R$ 1,3 mil.
Após visitar as cidades de São Benedito do Sul, Quipapá e Palmeirina, municípios em situação de emergência localizados na Zona da Mata Sul, a área mais impactada pelas torrentes, o governador declarou que a liberação da verba é uma "forma de minorar os estragos causados pelas chuvas, aquecendo a economia das cidades mais castigadas".
Seriam contemplados, inicialmente, 5.100 funcionários das nove cidades pernambucanas em calamidade, mas com a inclusão de Catende, Maraial e Primavera no grupo após publicação no Diário Oficial de hoje, houve o acréscimo de mais 400 servidores. Também terão direito ao benefício as cidades de Água Preta, Barra de Guabiraba, Barreiros, Correntes, Cortês, Jaqueira, Palmares, São Benedito do Sul, Vitória do Santo Antão.

Perda de documentos - Normalmente o 13º salário no estado é pago em novembro, mas, muito antes de definir o prazo este ano, o adicional já foi liberado por motivo de emergência. O dinheiro será depositado diretamente na conta corrente e poderá ser retirado em qualquer agência do Banco Real (inclusive em outras cidades, já que algumas agências ficaram totalmente destruídas com as chuvas), usando o cartão de saque e senha no caixa eletrônico, ou no próprio caixa de atendimento, de posse de documento de identificação (RG ou CPF). Algumas famílias, no entanto, deverão ter dificuldade, já que muitas perderam documentos e papéis na enxurrada.
Segundo o secretário executivo de pessoal e relações institucionais da Secretaria de Administração, Flávio Figueiredo, nenhum servidor será impedido de sacar a quantia. Ele garantiu que os escritórios locais montados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) nas áreas atingidas estão empenhados, entre outras ações, em disponibilizar documento de 2ª via. "Em algumas cidades, até o cartório foi levado embora. É o dinheiro que lógico irá ajudar muito", disse o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário